domingo, 30 de agosto de 2009
Em breve novo site do Professor Guilherme Augusto
domingo, 23 de agosto de 2009
Exercício de Geografia – População 01
Exercício de Geografia – População 01
professorguilhermeaugusto@hotmail.com
01 - Sobre a questão ambiental, no Planeta, é correto afirmar que:
a) os países que se industrializaram ainda no século XIX já conseguiram superar seus problemas de meio ambiente.
b) a introdução da economia de mercado nos antigos países de economia socialista tem permitido reorganizar o espaço e conservar o meio ambiente.
c) a pobreza, o crescimento da população e a degradação do meio ambiente estão intimamente ligados e podem explicar vários problemas ecológicos.
d) caso se confirme o aquecimento climático global pelo efeito estufa, as planícies litorâneas serão as áreas menos afetadas.
e) a emissão de gases prejudiciais à camada de ozônio por países desenvolvidos e subdesenvolvidos, embora de natureza diversa, é equivalente.
02 - "Hoje, a civilização só parece progredir onde existe um clima estimulante. Uma civilização de primeira categoria pode ser transportada de um lugar para outro mas só pode crescer com vigor onde o clima der energia aos homens."
(Huntington, 1915)
Na atualidade, considerando as linhas de pensamento geográfico mais modernas, a afirmação contida no texto pode ser
a) confirmada em numerosas áreas de colonização européia da África que não conseguiram se desenvolver em virtude dos climas áridos e semi-áridos.
b) contestada em sua essência, pois não são exclusivamente as condições naturais que justificam o grau de desenvolvimento de uma região.
c) confirmada em sua essência, pois em várias áreas da África e da América Latina as condições climáticas adversas retardaram o progresso.
d) contestada, pois não é o clima, mas o meio natural como um todo, o principal fator responsável pelo fraco desenvolvimento econômico de várias partes do mundo, a exemplo do Sahael africano.
e) confirmada na Ásia das Monções, onde a forte concentração de chuvas num só período do ano impediu que as influências da colonização européia promovessem o desenvolvimento da região.
03 - Cuba vive atualmente uma profunda crise econômica. Esta situação tem provocado a elevação do número de "balseros", fugitivos cubanos que tentam, com grande risco, a travessia para chegar aos EUA. O volume destes refugiados amplia-se a cada dia, tendo superado, nos últimos meses, a cifra de 50 mil.
Analise as afirmações a seguir:
1 - A situação econômica de Cuba agravou-se decisivamente com a dissolução dos regimes socialistas na Europa Oriental e da URSS, pois estes países compravam o açúcar cubano, seu principal produto, a preços acima do mercado.
2 - A imposição do embargo econômico e comercial pelos EUA mantém Cuba num estado de isolamento em relação ao mercado mundial. Este fato prejudica imensamente Cuba, já que na economia moderna nenhum país pode viver isolado.
3 - O fato de o território cubano distribuir-se num arquipélago de pequena dimensão explica sua inviabilidade econômica, já que existe sempre uma relação direta entre tamanho do território e desenvolvimento econômico.
4 - Os "balseros" são refugiados políticos, única e exclusivamente. São pessoas descontentes com o regime político e com a falta de perspectiva de abertura democrática. Nesse caso, a motivação econômica-material não tem tanta importância.
5 - A escassez de recursos naturais em Cuba, em especial o petróleo, compromete o futuro cubano, caso não haja imediatamente a suspensão do embargo econômico promovido pela EUA.
Assinale a alternativa que contenha o conjunto de afirmações verdadeiras:
a) 2 - 3 - 4 - 5
b) 2 - 4 - 5
c) 1 - 2 - 5
d) 1 - 2 - 3 - 5
e) 3 - 4 – 5
04 - "Hoje, milhões de pessoas estão tentando deixar o Hemisfério Sul em direção ao Norte. É o oposto do que houve no passado. Entre os 12 países da Unidade Européia (UE), 11 já se tornaram países de imigrantes. Até mesmo algumas nações da Europa Central, como a Hungria e a Polônia, estão recebendo imigrantes, que vêm de regiões mais pobres, como os rincões do antigo império soviético, África e Ásia. Até mesmo Portugal que era o país mais pobre da Europa, hoje recebe mais gente do que exporta. Todo o planeta está envolvido num processo de transição."
Jean-Claude Chesnais.
"O Estado de São Paulo", 20 set. 94.
Assinale a alternativa FALSA:
a) Parte dos emigrantes africanos para a Europa constitui-se de refugiados das guerras civis que assolam certos países desse continente.
b) Os jovens dos países pobres do Hemisfério Sul constituem o principal segmento populacional a emigrar para o Norte, em função da ausência de perspectivas nos seus países de origem.
c) A UE (Unidade Européia) tem estabelecido políticas de restrições à entrada de imigrantes nos 12 países que a constituem, entre outras razões, pela pressão de grupos nacionalistas-xenófobos.
d) O Extremo Oriente, em especial o Japão, é uma área de emigração, pois seu grande desenvolvimento tecnológico, libera muita mão-de-obra qualificada para a Europa e os EUA.
e) A globalização (ou mundialização) das relações econômicas, sociais e culturais, viabilizada em muito pelo desenvolvimento tecnológico dos meios de informação, funciona como um estímulo ao fluxo migratório dos países pobres para os desenvolvidos.
05 - Em 1994 realizou-se no Cairo a Conferência sobre População e Desenvolvimento, da ONU. Aí foram debatidas várias teorias sobre o crescimento populacional, dentre as quais a teoria malthusiana.
a) Qual seria a proposta da teoria malthusiana para resolver os problemas associados aos altos índices de crescimento demográfico no Brasil?
b) Quais as críticas usualmente feitas a essa teoria?
06 - No aspecto sócio-econômico e linguístico-cultural podemos observar a existência de duas Américas.
a) Quais são essas Américas?
b) Faça uma descrição resumida das principais características populacionais das áreas que você identificou.
07 - "Tratava-se de uma raça forte e socialmente muito organizada. Conheciam desde o cultivo do milho até astronomia, onde dominavam técnicas, embora rudimentares para nossos dias, de construção do que podemos chamar hoje de observatórios astronômicos. Esses povos pré-colombianos foram, entretanto, violentamente atingidos pelo colonizador espanhol que dizimou sua organização e acabou com o orgulho da raça."
O texto retrata:
a) os Esquimós do atual Alasca
b) os Maias e Astecas do México
c) os Tupi-Guaranis do litoral brasileiro
d) os cheyennes da costa leste dos atuais EUA
e) os xavantes do interior do Brasil
08 - Durante a Conferência Internacional sobre a População em Desenvolvimento, realizada na primeira quinzena de setembro de 1994, no Egito, foi amplamente discutida a mais famosa teoria sobre população, elaborada no final do século XVIII, de autoria de:
a) F. Ratzel.
b) T. Malthus.
c) T. Morus.
d) La Blache.
e) F. Engels.
09 - Na questão da regionalização, o mundo pode ser dividido segundo o nível tecnológico e de rendas; com base no modelo sócio-econômico e político e a regionalização tradicional. Quanto à industrialização pode-se dizer que são de industrialização tardia os países:
a) Cuba, Coréia do Sul, Uruguai e Bolívia.
b) Nigéria, Sudão, Zaire e Egito.
c) Argentina, México, Brasil e África do Sul.
d) Brasil, Iugoslávia, E.U.A. e Irã.
e) E.U.A., França, Japão e Alemanha.
10 - Na Espanha, no Irã e na Índia ocorrem conflitos políticos separatistas:
a) contra a dominação colonial.
b) motivados por antagonismos étnicos.
c) de libertação da ocupação estrangeira.
d) decorrentes de interesses econômicos.
e) de natureza religiosa.
Gabarito das questões:
01 – C / 02 – B / 03 – C / 04 – D / 07 – B / 08 – B / 09 – C / 10- B
Resolvendo exercícios de fuso horário.
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Exercício Fuso Horário - 01
Exercícios de Fuso Horário
professorguilhermeaugusto@hotmail.com
a) 17 horas.
b) 16 horas e 8 minutos.
c) 16 horas.
d) 15 horas e 52 minutos.
e) 15 horas.
a) 22 h do sábado.
b) 23 h do sábado.
c) 01 h do domingo.
d) 10 h do domingo.
e) 12 h do domingo.
a) 11h
b) 10 h
c) 9 h
d) 8 h
e) 2 h
a) 11h
b) 10 h
c) 9 h
d) 8 h
e) 2 h
a) 23 horas.
b) 16 horas.
c) 13 horas.
d) 11 horas.